Aqui irei escrever um breve resumo da informação básica sobre coelhos. Se quiser compreender tudo melhor, recomendo-lhe que leia os artigos deste capítulo.
Os coelhos são animais extremamente sociais, vivem em tocas com famílias muito grandes.
Muitas das suas actividades geneticamente programadas são baseadas na interacção com outros coelhos. Como limpar as orelhas dos outros coelhos, cuidar uns dos outros, observar o comportamento uns dos outros e aprender com eles, dormir juntos para se sentirem mais seguros e poderem relaxar, etc. Por conseguinte, pelo menos dois coelhos devem ser mantidos juntos. Na Suíça, Áustria e Alemanha, é proibido por lei manter apenas um coelho.
- Os coelhos têm um metabolismo e uma digestão muito especiais. Como quase não têm músculos estomacais, o estômago não pode expandir-se e trabalhar de forma independente, ao contrário de outros animais e humanos. Os coelhos devem ter acesso a comida dia e noite, pois a única forma de manter a digestão activa é comendo pequenas quantidades de dia e de noite, com comida nova empurrando a velha para fora. Oitenta por cento dos alimentos devem ser frescos para que sejam compostos de água e possam ser facilmente transportados, apesar da falta de músculos estomacais.
- As rações ou pellets, independentemente da sua boa qualidade, são muito más para os coelhos e são absorventes. Ao entrarem no estômago absorvem ácido gástrico do estômago e expandem até 5 vezes o seu volume original. O estômago de um coelho não se pode expandir, o que causa muita dor. A ração não desgasta os dentes, é muito má para a digestão, tem muitas calorias e o coelho come menos dos alimentos que desgastam os dentes. Ao absorver o ácido gástrico e o alimento estar seco (não há músculo nem líquido para o transportar), a digestão pode parar completamente e causar a morte. Quando um coelho come, as partículas mais pequenas vão para o órgão chamado ceco e as maiores vão para o intestino. Os pellets são compostos apenas por partículas muito pequenas e, por esta razão, sobrecarregam os cecotrofos e o intestino nem sequer tem de digerir, pelo que a digestão não é equilibrada.
- A comida fresca deve ser adequada para desgastar os dentes dos coelhos. Tem de ter fibras vegetais longas, que serão moídas com os dentes quando mastigadas. Os dentes só se desgastam uns aos outros ao moer a fibra vegetal longa. Os dentes estão em constante crescimento, pelo que é necessário que um coelho coma o máximo de comida possível com a estrutura certa. Quanto mais um coelho tiver de mastigar, melhor irá desgastar os seus dentes. Sendo a comida fresca composta por água e tendo um melhor sabor, o coelho comerá quantidades muito maiores.
Um coelho que come principalmente alimentos frescos come até cinco vezes mais do que um coelho que come principalmente feno e duas porções de alimentos frescos por dia. Assim, um coelho que só come comida fresca gasta os seus dentes até cinco vezes mais.
- Se o feno for o principal alimento, isto causará muitos problemas de saúde a curto ou longo prazo. Falta de nutrientes, por exemplo. Quando o feno é seco, quase todos os nutrientes são perdidos. Quando o feno é armazenado durante alguns meses, perde 100% dos seus nutrientes por muito boa que seja a sua qualidade. Como não é constituída por água e devido à falta de músculos no estômago de um coelho, a digestão tem muitas dificuldades para funcionar corretamente. Durante a muda, as bolas de pelo formar-se-ão muito mais facilmente se o alimento principal estiver seco. Outro grande problema é que os coelhos absorvem todo o cálcio que ingerem, apenas se beberem muita água é que esta é eliminada na urina. Um coelho nunca bebe a quantidade de água necessária para evitar pedras nos rins e outras doenças devido à falta de água.
- Os coelhos são animais muito medrosos, por isso nunca os vista, nunca lhes ponha uma coleira para sair. Podem ficar gravemente feridos e o pior de tudo é que o coelho não confiará em si e terá muito medo de si. Quem quer ter um coelho que tem medo e não quer estar consigo?
- Os coelhos precisam de muito espaço dia e noite, bem como de comer dia e noite, eles correm e saltam dia e noite. Os coelhos gostam de correr e saltar quando estão felizes. Acredite que não há nada mais bonito do que ver o seu coelho a correr e a saltar de alegria.
- O ácido oxálico, que se encontra em muitos vegetais e plantas, é também produzido pelo próprio organismo do coelho até 90%, e se não for eliminado, pode acumular-se e criar pedras. Portanto, como é produzido pelo próprio organismo em quantidades muito elevadas, não tem qualquer utilidade para alimentar o coelho com vegetais que contêm muito pouco ácido oxálico. O único regulador do ácido oxálico é o cálcio.
O cálcio liga-se ao ácido oxálico antes de atingir os rins e é eliminado na urina. É por isso que o cálcio é tão importante, além de ser também necessário para os ossos e dentes.
Para eliminar todo o cálcio, minerais e ácido oxálico que não é necessário, é necessária uma grande quantidade de água. Quanto mais um coelho urina, mais e melhor são eliminadas todas as substâncias e não se desenvolvem pedras!
Um coelho nunca beberá água suficiente para eliminar todo o cálcio com ácido oxálico e minerais através da urina. Por esta razão, os alimentos devem ser 80% frescos e com boa estrutura para o desgaste dos dentes.
O feno não tem água, não tem nutrientes, torna uma boa digestão muito difícil e, portanto, os coelhos que comem uma alimentação à base de feno têm um metabolismo muito mais lento e já não são tão activos. As funções metabólicas são reduzidas ao mínimo.
“Os coelhos que não comem principalmente alimentos frescos têm um risco acrescido de infecções, problemas digestivos (diarreia/prisão de ventre), gastrite, inflamação das articulações, redução das defesas imunitárias, má desintoxicação do corpo e desenvolvimento de alergias a diferentes tipos de alimentos frescos. Esta é a origem dos mitos mundiais: a salsa é má, a couve dá gás, a comida fresca é má, a comida fresca dá diarreia. Todos estes problemas são causados pela falta de água no organismo de um coelho durante muito tempo devido a uma alimentação principalmente seca. “
O feno tem muito cálcio e minerais concentrados, a falta de água torna-o perfeito para o desenvolvimento de todo o tipo de pedras.