Muitos coelhos não são uma “raça reconhecida” (com pedigree), mas podem ser atribuídos a uma raça com base em sua constituição e aparência (fenótipo).
Outros coelhos têm certas características da raça, mas não existem oficialmente nesta combinação. Por exemplo, “cabeça de leão belier” (um coelho com orelhas caídas e pelo de lionhead).
Antes de começarmos gostaria de relembrar que os coelhos dão-se bem com toda a sua espécie, independentemente da raça ou tamanho.
Para fazer uma classificação do seu coelho, você pode ver aqui as características mais importantes (embora não sejam 100% corretas do ponto de vista reprodutivo):
Um breve resumo
Orelhas caídas = Belier
Coelho anão = coelho muito pequeno (aprox. menos de 2 kg) com orelhas curtas
Pelo comprido = Angora ou Teddy (principalmente: grandes raças Angora, pequenas raças Teddy)
Com pelo mais comprido ao redor das orelhas/na cabeça (caso contrário, pelo curto) = cabeça de leão (possivelmente também coelho barbudo)
Resumo das raças de coelhos mais importantes
Raças anãs
Raça de coelho muito pequena (1-1,5 kg), corpo robusto, cabeça redonda, branco puro com olhos vermelhos ou azuis.
Caráter: ágil, ativo, cauteloso e arisco.
Cores: Olhos vermelhos (albinos) ou olhos azuis
Doenças: Dependendo da raça, raças com cabeças muito curtas e redondas costumam ter más oclusões dentárias congênitas sendo cabeças mais longas mais saudáveis. Os albinos às vezes são propensos a doenças de pele ou oculares. O encurtamento das mandíbulas pode rapidamente fazer com que os animais apresentem problemas respiratórios ou as raízes dos dentes entrem no ducto nasolacrimal, causando doenças nos olhos e no ducto nasolacrimal. A pele e também os olhos são, por vezes, sensíveis à luz solar (queimaduras solares). A criação desta raça não é ideal, a raça contém o chamado “fator anão” que é responsável pelo pequeno tamanho e produz animais deficientes ou inviáveis. Além disso, a criação produz um quarto dos coelhos (no caso de um criador irresponsável) que não são típicos da raça e que são selecionados/abatidos/alimentados. Em alguns casos, coelhos muito jovens são mais suscetíveis a doenças e têm uma expectativa de vida menor.
Coelhos Belier ou Mini Lops
Nome da moda: coelho miniatura
É uma das raças mais populares entre os donos de coelhos domésticos. Eles pesam entre 1,2 e 2 kg de acordo com os padrões da raça, tornando-os um pouco maiores e mais pesados que os coelhos anões. Eles estão disponíveis em várias cores.
Caráter: Calmo, equilibrado, muitas vezes tornando-se manso rapidamente. O caráter calmo e se deve ao fato de que geralmente sofrem de infecções crônicas de ouvido (comportamento de dor).
Estes coelhos têm um campo de visão muito limitado.
Doenças: Em geral, esses coelhos adoecem com muito mais frequência e gravidade do que coelhos com orelhas não caídas. Infecções crônicas de ouvido e doenças dentárias, em particular, muitas vezes levam a custos veterinários muito altos ao longo da vida, especialmente na velhice. Recomendamos sempre ter um seguro de saúde para estes coelhos.
Devido ao formato de suas orelhas, não apenas sua linguagem corporal é restrita (levantar as orelhas etc.), mas sua audição é parcialmente afetada. Além disso, os coelhos de orelhas caídas não têm um campo de visão completo, porque suas orelhas ficam para trás. Coelhos surdos estão frequentemente entre este tipo de raça. Isto é devido a infecções de ouvido (ocultas). A predisposição a infecções do ouvido externo e médio deve ser levada a sério e os ouvidos devem ser verificados regularmente. Devido ao estreitamento do canal auditivo, cerca de 80% desta raça desenvolve infecções de ouvido durante a vida. No entanto, eles raramente são diagnosticados e muitos desses coelhos sofrem de dores intensas por anos. O tratamento é longo, caro e muitas vezes o problema é vitalício. Medidas preventivas podem reduzir o risco.
Estudos também mostraram que a doença dentária é mais comum em coelhos de orelhas caídas (cerca de cinco vezes mais comum do que em coelhos de orelha em pé), e às vezes está associada a tratamentos demorados e custos muito altos.
Esses coelhos nascem com orelhas pontudas, as orelhas caem apenas no decorrer do desenvolvimento. Coelhos que ficam com as orelhas em pé ou se apenas uma delas cair, geralmente são eutanasiados.
Coelhos cabeça de leão (também conhecidos como Lionhead)
A maioria dos coelhos lionhead não são reconhecidos como uma raça e, portanto, são criados com pesos diferentes e com diferentes graus de “crinas” (às vezes apenas pêlos longos no pescoço, às vezes pêlos bastante longos em toda a cabeça). ). É uma “raça da moda”.
Peso: Aproximadamente 1,3-2,5 kg, as outras raças reconhecidas: 1,40 a 1,80 kg.
Caráter: Ativo e atrevido.
Doenças: Sendo uma raça da moda sem um padrão de raça, entre as cabeças de leão existem especialmente muitas raças que transmitem doenças hereditárias. Além das doenças típicas dos coelhos de fator anão e da forma da cabeça muitas vezes curta, as cabeças de leão têm problemas devido à “juba”. Com um pelo que não é tão forte, os problemas muitas vezes não são notados. Com uma juba mais grossa, surgem problemas como a camada superior protetora da cabeça estar a faltar, os pelos “roçam” nos olhos (inflamação ocular crônica) e às vezes o campo de visão é restrito. Alguns animais também têm pelos compridos na cauda, então as fezes podem ficar presas lá. Por todos estes motivos, é imprescindível escovar os coelhos lionhead muito frequentemente.
Coelhos anões de cor
Nome da moda: coelho em miniatura
São os coelhos anões típicos, embora nem sempre correspondam 100% à imagem da raça. Pesam entre 1 e 1,5 kg e estão disponíveis em várias cores.
Caráter: ativo, cauteloso, arisco, ágil, tímido.
Doenças: Dependendo da raça, raças com cabeças redondas e achatadas costumam ter más oclusões congênitas dos dentes. Devido ao encurtamento das mandíbulas, os animais podem desenvolver rapidamente problemas respiratórios ou as raízes dos dentes podem perfurar o ducto nasolacrimal, o que causa doenças dos olhos e do ducto nasolacrimal. A raça contém o chamado “fator anão”, que é responsável pelo seu pequeno tamanho e que, quando cruzados em uma única raça, produz animais deficientes ou inviáveis (proibido na Alemanha). Além disso, a reprodução resulta em um quarto dos coelhos não sendo típicos da raça e sendo sacrificados ou alimentados. Em parte, coelhos muito pequenos mostram uma maior suscetibilidade a doenças e uma expectativa de vida mais curta, então coelhos de 1,5 kg de peso corporal devem ser preferidos. Além do peso corporal de ambos os pais, você também deve prestar atenção ao comprimento do focinho: cabeças muito redondas são mais propensas a desenvolver doenças dentárias e respiratórias.
Cores: Coelhos vêm em muitas cores. cor cinza ferro, cor cinza escuro, cor cinza selvagem, cor preta, cor azul, cor bronzeada, cor vermelha, cor fulvo
Coelho borboleta anão
Eles têm a cor básica branca e manchas diferentes de preto. Eles pesam entre 1,4 e 1,8 kg e vêm em muitas cores diferentes.
Caráter: ativo, alerta, às vezes tímido.
Doenças: Esses coelhos também carregam o fator “anão” e desvantagens de saúde associadas. Além disso, a síndrome do megacólon pode ser herdada no caso de um acasalamento incorreto. Isso causa distúrbios digestivos crônicos, imunodeficiência e morte precoce em coelhos afetados. Apenas alguns coelhos atendem ao padrão da raça com suas manchas, pois a disposição salpicada não pode ser criada. Com a criação adequada, um coelho com manchas acasala com um coelho sem manchas (manchas) – então a prole é saudável e não afetada pela síndrome do megacólon.
Coelho anão de cetim
Caráter: amigável, curioso, arisco
Cores: Vermelho Cetim Anão, Cor Turíngia Cetim Anão
Peso: aprox. 1-1,5kg
Doenças: Os coelhos de cetim são considerados uma raça “tortura”, pois quase todos desenvolvem as doenças dentárias mais graves. A causa ainda não foi esclarecida cientificamente, mas acredita-se que tenha que ver com o focinho e cabeça achatada.
Coelhos Teddy & Coelhos Carneiros Teddy
Estas duas raças não são uma raça reconhecida, mas são aprovadas como uma nova raça. Eles têm uma pelagem mais longa e macia que, no entanto, cai normalmente durante a troca e não precisa ser tosquiada, mas a pelagem deve ser penteada regularmente. Coelhos Teddy anões têm orelhas pontudas (800-1700g), ursos de carneiro têm orelhas flexíveis (1300-2000g).
Temperamento: Muitas vezes parece “indiferente” à medida que as expressões faciais desaparecem no pelo, muitas vezes relativamente tímido devido ao pentear frequente (eles não gostam disso).
Doenças: Na verdade, o fator genético do nanismo não é desejado no coelho Teddy mas às vezes é herdado.
Eles não têm a camada protetora superior de pele. Além disso, cabelos longos ao redor dos olhos e cabeça curta geralmente causam problemas oculares crônicos. A limpeza constante não é muito apropriada para muitos animais e é negligenciada por alguns proprietários, levando a outros problemas. Os olhos devem estar sempre livres para que os animais possam ver alguma coisa.
Os coelhos carneiros Teddy também sofrem de infecções de ouvido graves, e os custos veterinários dessa doença crônica e da doença dentária resultante geralmente chegam a quatro dígitos.
Pequeno Rex
Os coelhos Rex têm pelo aveludado. Os pêlos são separados verticalmente do corpo, os pêlos são mais curtos em comparação com o coelho de pêlo normal. Isso significa que a proteção adequada contra diferentes climas não é oferecida. Os coelhos Rex desenvolvem mais gordura de inverno em compensação e precisam de um recinto muito mais protegido se viverem ao ar livre.
Os bigodes, cabelos e cílios dos coelhos Rex são apenas metade do comprimento dos de outros coelhos e também são muito encaracolados, às vezes ausentes inteiramente em alguns animais. Isso impede que os coelhos possam se orientar espacialmente.
Caráter: Coelhos Rex geralmente têm um caráter bastante suave, embora todos os personagens possíveis possam ser representados. São muito inteligentes.
Cor: Castor Rex, Dálmata Preto e Branco, Dálmata Tricolor, Preto
Peso: 2-2,5 kg
Doenças: Maior suscetibilidade a resfriados devido à alteração da camada superior, que retém menos água, menor proteção do pelo. Em alguns casos, aumento do risco de lesão devido à má orientação espacial devido à falta de pêlos táteis fisiologicamente desenvolvidos. São mais propensos a desenvolver pododermatite. Coelhos Rex com bigodes / bigodes atrofiados são uma raça de “tortura”.
Coelho Carneiro Anão de Cetim
Nome da moda: Satin Mini Lop, Satin-Minilop
Os carneiros de cetim anões são considerados uma raça de “tortura” porque são portadores de problemas de saúde de carneiros (infecções de ouvido graves e crônicas, campo de visão limitado, surdez/perda auditiva, doenças dentárias), forçados a sofrer de doenças graves.
Peso: aprox. 1,2-2kg
Caráter: Calmo, equilibrado, confortável, muitas vezes se torna manso rapidamente. O caráter calmo se deve ao fato de que geralmente sofrem de infecções crônicas de ouvido (comportamento doloroso).
Doenças: Em geral, os coelhos carneiros adoecem com muito mais frequência e gravidade do que os coelhos com orelhas em pé. Infecções crônicas de ouvido e doenças dentárias, em particular, muitas vezes levam a custos veterinários muito altos ao longo da vida, especialmente na velhice. Recomendamos que esses coelhos tenham seguro médico veterinário.
Devido ao formato de suas orelhas, não apenas sua linguagem corporal é restrita (orelhas levantadas, orelhas achatadas, etc.), mas sua audição é parcialmente afetada. Além disso, os coelhos de carneiro não têm campo de visão porque suas orelhas ficam para trás. Coelhos surdos são frequentemente encontrados. Isto é devido a infecções de ouvido (ocultas). A predisposição a infecções do ouvido externo e médio deve ser levada a sério e os ouvidos devem ser verificados regularmente. Devido ao estreitamento do canal auditivo, cerca de 80% dos carneiros desenvolvem infecções de ouvido durante a vida. No entanto, eles raramente são diagnosticados e muitos carneiros sofrem de dores intensas por anos. O tratamento é longo, caro e muitas vezes o problema é vitalício. Medidas preventivas podem reduzir o risco (cuidado com seus ouvidos!).
Estudos também mostraram que a doença dentária é mais comum em coelhos carneiro (cerca de cinco vezes mais comum do que em coelhos de orelha parada) e às vezes está associada a um tratamento demorado e a custos muito altos.
Os carneiros nascem com orelhas em pé, as orelhas caem apenas no decorrer do desenvolvimento. Os carneiros que ficam com as orelhas em pé ou se apenas uma delas cair, geralmente são eutanasiados.
Coelhos de cetim são extremamente propensos a doenças dentárias, a maioria dos coelhos de cetim tem doenças dentárias graves. Ainda não foi explicado cientificamente por que eles são tão extremamente suscetíveis.
Coelho Cordeiro Anão Rex
Nome da moda: Mini Lop rex, Rex-Minilop
Os carneiros anões Rex são carneiros anões com pelo dos coelhos rex, são considerados descendentes de “tortura”, pois combinam os problemas de saúde do carneiro (infecções de ouvido graves e crônicas, campo de visão restrito, surdez/perda auditiva, doença dentária) e os problemas de saúde de rex (pododermatite, ausência ou atrofia das vibrissas e, portanto, percepção alterada). Sob nenhuma circunstância esses animais devem ser criados ou comprados.
Peso: aprox. 1,2-2kg
Caráter: calmo, equilibrado, confortável, muitas vezes se torna manso rapidamente. O caráter calmo e também o fato de não serem muito nervosos se deve ao fato de geralmente sofrerem de infecções crônicas de ouvido (comportamento doloroso).
Doenças: Em geral, os coelhos de carneiro adoecem com muito mais frequência e gravidade do que outros coelhos. Infecções crônicas de ouvido e doenças dentárias, em particular, muitas vezes levam a custos veterinários muito altos ao longo da vida, especialmente na velhice. Recomendamos sempre ter um seguro veterinário.
Devido ao formato de suas orelhas, não apenas sua linguagem corporal é restrita (orelhas levantadas, orelhas achatadas, etc.), mas sua audição é parcialmente afetada. Além disso, coelhos de carneiro não têm campo de visão porque suas orelhas pendem para trás. Coelhos surdos são frequentemente encontrados. Isto é devido a infecções de ouvido (ocultas). A predisposição a infecções do ouvido externo e médio deve ser levada a sério e os ouvidos devem ser verificados regularmente. Devido ao estreitamento do canal auditivo, cerca de 80% dos coelhos carneiros desenvolvem infecções de ouvido durante a vida. No entanto, eles raramente são diagnosticados e muitos carneiros sofrem de dores intensas por anos. O tratamento é longo, caro e muitas vezes o problema é vitalício. Medidas preventivas podem reduzir o risco (cuidado com seus ouvidos!).
Estudos também mostraram que a doença dentária é mais comum em coelhos de carneiro (cerca de cinco vezes mais comum do que coelhos de orelhas de gancho), e às vezes está associada a tratamentos demorados e custos muito altos.
Os carneiros nascem com orelhas em pé, as orelhas caem apenas no decorrer do desenvolvimento. Os carneiros que ficam com as orelhas em pé ou se apenas um deles cair, geralmente são abatidos.
Os coelhos Rex são muito propensos a desenvolver pododermatites, por isso é importante mantê-los em solo natural e macio. A maioria dos Carneiros Anões Rex não tem bigodes (bigodes) ou bigodes atrofiados, então sua percepção é severamente limitada.
Raças Pequenas
Coelhos Carneiros Pequenos Alemães
Os pequenos carneiros são uma das raças mais populares entre os donos de coelhos domésticos. Os carneiros pequenos pesam cerca de 2,3-3,5 kg de acordo com o padrão da raça e, portanto, são um pouco maiores e mais pesados que os carneiros anões. Eles estão disponíveis em uma ampla gama de cores.
Caráter: calmo, equilibrado, confortável, muitas vezes se torna manso rapidamente. A disposição calma geralmente se deve ao fato de serem surdos ou com deficiência auditiva e sofrerem com a dor causada por infecções de ouvido (comportamento de dor).
Doenças: Em média, os coelhos de carneiro ficam doentes com muito mais frequência e gravidade do que outros coelhos. Especialmente infecções crônicas de ouvido e doenças dentárias muitas vezes causam custos veterinários muito altos ao longo da vida, especialmente na velhice. Recomendamos que tenha um seguro de saúde para o coelho.
Devido ao formato de suas orelhas, não apenas sua linguagem corporal é restrita (orelhas levantadas, orelhas achatadas, etc.), mas sua audição é parcialmente afetada. Além disso, os coelhos de carneiro não têm campo de visão devido às orelhas caídas. Coelhos surdos são frequentemente encontrados. Isto é devido a infecções de ouvido (ocultas). A predisposição a infecções do ouvido externo e médio deve ser levada a sério e os ouvidos devem ser verificados regularmente. Devido ao estreitamento do canal auditivo, cerca de 80% dos carneiros desenvolvem infecções de ouvido durante a vida. No entanto, eles raramente são diagnosticados e muitos carneiros sofrem de dores intensas por anos. O tratamento é longo, caro e muitas vezes o problema é vitalício. Medidas preventivas podem reduzir o risco.
Estudos também mostraram que a doença dentária é mais comum em coelhos de carneiro (cerca de cinco vezes mais comum do que coelhos de orelhas de gancho), e às vezes está associada a tratamentos demorados e custos muito altos.
Os carneiros nascem com orelhas em pé, as orelhas caem apenas no decorrer do desenvolvimento. Os carneiros que ficam com as orelhas em pé ou se apenas um deles cair, geralmente são eutanasiados.
Coelho Russo
Caráter: Confiante, calmo, gentil
Cores: Preto e Branco e Azul e Branco.
A enzima (tirosinase), que produz o pigmento melanina, está alterada nesta raça. A tirosinase é sensível ao calor, por isso só funciona quando está frio. As regiões mais frias do corpo, como orelhas, pés e cauda, são mais coloridas do que as regiões mais quentes. Portanto, o desenvolvimento da cor também depende da temperatura ambiente.
Peso: 2,3 a 3kg, tornando-se a menor raça diretamente após as raças anãs.
Doenças: Os coelhos russos têm olhos vermelhos, por isso são muito sensíveis à luz solar e devem ser mantidos à sombra. Eles têm uma forte deficiência visual como coelhos albinos. Além disso, as regiões de cabelos brancos são sensíveis à luz solar, desenvolvem doenças de pele e “queimam” mais facilmente ao sol.
Coelho holandês
Carácter: amigável, calmo, equilibrado, pode até ser adequado para crianças
Peso: entre 2,50 e 3,25 kg aproximadamente
Doenças: Raça muito saudável, sem predisposição conhecida a doenças.
Coelhos borboleta-anã
Carácter: equilibrado, calmo, pode também adequado para crianças.
Peso: de 3,00 a 3,75 kg
Doenças: Em caso de acasalamento errado (dois coelhos com pontos), a síndrome de megacólon é herdada através do padrão do pelo. Isto causa perturbações digestivas crónicas, imunodeficiência e morte prematura nos coelhos afectados. Apenas alguns coelhos cumprem o padrão da raça com o seu mosqueado, porque a disposição mosqueada não pode ser reproduzida (todos os coelhos da fotografia não cumprem o padrão da raça). Quando correctamente criados, os descendentes são saudáveis e não são afectados pela síndrome do megacólon.
Coelho Borboleta Inglês
Carácter: amigável, bem equilibrado, também adequado para crianças.
Peso: de 2,50 a 3,25 kg
Doenças: A síndrome do megacólon é herdada através do padrão do casaco, quando acasalado incorrectamente. Isto causa perturbações digestivas crónicas, imunodeficiência e morte prematura nos coelhos afectados. Apenas alguns coelhos cumprem o padrão da raça com o seu mosqueado, porque a disposição mosqueada não pode ser reproduzida (todos os coelhos da fotografia não cumprem o padrão da raça). Quando devidamente criado, um coelho malhado é acasalado com um coelho não malhado, então a prole é saudável e não é afectada pela síndrome de megacólon.
Coelho Chinchila pequena
Carácter: equilibrado, auto-confiante, amigável, também bem adaptado às crianças.
Cor: todas as pequenas chinchilas são de cor cinzenta.
Peso: aprox. 2,75 a 3,25 kg
Doenças: As pequenas chinchilas são uma raça muito saudável e robusta, não predisposta a doenças.
Fada de Marburgo
Carácter: calmo, equilibrado, paciente, também adequado para crianças.
Peso: aprox. 2,75 a 3,25 kg
Cor: azul claro uniforme (cinzento)
Doenças: Raça muito saudável e robusta, não predisposta a doenças específicas da raça.
Coelho de cor pérola
Carácter: equilibrado, bem-humorado, amigável, também adequado para crianças.
Peso: aprox. 2,50 a 3,25 kg.
Coloração: todos os coelhos desta raça são de cor perolada.
Doenças: Não há nenhuma predisposição conhecida para doenças específicas da raça, por isso é uma raça muito saudável.
Pequeno coelho prateado
Carácter: calmo, equilibrado, robusto, também adequado para crianças.
Peso: aprox. 2,50 a 3,25 kg
Cor: preto prateado, azul prateado, havana prateado, amarelo prateado.
Doenças: Raça extremamente robusta, sem predisposição conhecida para as doenças.
Deilenaar
O coelho Deilenaar é um coelho bastante raro.
Carácter: –
Peso: 2,75 a 3,25 kg.
Doenças: Até agora não são conhecidas doenças típicas da raça, são animais bastante robustos e saudáveis.
Coelho Saparador
Carácter: –
Peso: de 3,00 a 3,75 kg
Doenças: Até agora não são conhecidas doenças típicas da raça, são coelhos bastante saudáveis.
Coelho de Rhön
Carácter: atrevido, curioso, inteligente.
Peso: 2,75 a 3,25 kg.
Doenças: Não se conhecem doenças específicas da raça.
Coelho bronzeado
Carácter: atrevido, inteligente, tímido.
Peso: Aprox. 2,00 a 3,25 kg.
Cores: bronzeado preto, bronzeado azul, bronzeado castanho, bronzeado fulvo.
Doenças: Não se conhecem doenças específicas da raça, raça muito saudável.
Pequeno Rex
Os coelhos Rex têm um pelo aveludado. Os pelos estão verticalmente separados do corpo, os pêlos são mais curtos em comparação com os do coelho normal. Isto significa que eles não oferecem protecção adequada contra climas diferentes. Os coelhos Rex desenvolvem mais gordura no Inverno em compensação e precisam de um recinto muito mais protegido para poderem viver ao ar livre.
Os bigodes, pêlos e pestanas dos coelhos Rex têm apenas metade do comprimento dos de outros coelhos e são também muito encaracolados, por vezes faltando completamente em alguns animais. Isto impede que os coelhos se possam orientar espacialmente.
Carácter: Os coelhos Rex têm geralmente um carácter bastante suave, embora todos os caracteres possíveis possam ser representados. Eles são muito inteligentes.
Cor: rícino, negro e branco, tricolor, negro.
Peso: 2-2,5 kg
Doenças: Maior susceptibilidade a constipações devido à alteração da camada superior, que retém menos água, menos protecção da pelagem. Em alguns casos, aumento do risco de lesões devido a uma orientação espacial mais deficiente devido à falta de pêlos tácteis fisiologicamente desenvolvidos. Os coelhos Rex são mais propensos a dermatites nos pés. Os coelhos Rex com bigodes atrofiados são uma raça de “tortura”.
Coelho Siamês
Carácter: curioso, activo, amigável
Cor: amarelo siamês e azul siamês são reconhecidos.
A enzima (tirosinase), que produz o pigmento melanina, é alterada nesta raça. A tirosinase é sensível ao calor, pelo que só pode funcionar quando está fria. As regiões mais frias do corpo, tais como as orelhas, pernas e cauda, são mais coloridas do que as regiões mais quentes. Por conseguinte, a forma como a coloração é expressa depende também da temperatura ambiente.
Doenças: Os siameses têm olhos vermelhos, por isso são muito sensíveis à luz solar e devem ser mantidos à sombra. Têm uma forte deficiência visual como os coelhos albinos. Além disso, as regiões de pele branca são sensíveis à luz solar, desenvolvem doenças de pele e ficam mais facilmente queimadas pelo sol.
Coelho zibelina
Carácter: calmo, equilibrado
Peso: 2-3,25kg
Cor: zibelina castanho e zibelina azul
Doenças: Não existem doenças conhecidas típicas da raça, é uma raça muito saudável.
Raças médias e grandes
Estes coelhos são extremamente activos e gostam de se mover, pelo que necessitam de pelo menos 10m² para dois coelhos, devendo-lhes ser dada liberdade no jardim durante o dia. Caso contrário, ficarão muito aborrecidos. A sua forma corporal esguia e alongada é única entre todas as raças. Ele pesa entre 3,5 e 4,5 kg, o que o torna uma das maiores raças.
Carácter: curioso, activo, gosta de se mover, inteligente (ideal para treino de truques).
Doenças: Devido à dimensão e ao facto de serem tão activas, as doenças das articulações são possíveis.
Coelho barbado de Ghent
O coelho barbudo é uma raça de coelho bastante rara. Os animais não só têm uma crina, como também pêlo mais comprido na barriga para trás da base da cauda.
Carácter: confiante, activo
Doenças: Pelos longos nos olhos podem causar irritação e inflamação, o campo de visão é restrito. O pelo é normalmente pouco exigente e não precisa de muitos cuidados. No entanto, é importante escovar o coelho regularmente.
Coelho Angorá
O coelho angorá é um coelho de pelo longo reconhecido que pesa cerca de 3,5 a 5 kg. O pelo não está sujeito a muda e cresce extremamente espesso e constante.
Temperamento: equilibrado
Doenças: Os coelhos angorá sofrem do seu pelo, devido ao rápido crescimento, é precisa cortar o pelo constantemente, os animais sofrem da densidade. O pelo do angorá não oferece qualquer protecção contra diferentes tipos de tempo (falta de pelagem superior). Além disso, o olho fica frequentemente irritado com o pêlo circundante e inflama-se. Por vezes, as fezes também ficam presas no casaco. Os animais têm de suportar ter o pelo cortado, mesmo que não gostem.
Gigantes alemães
Os gigantes alemães são de cor selvagem e são a maior raça de coelho, pesando entre seis e 12 kg (recorde mundial). Isto significa que eles precisam de muito espaço (jardim, campo livre na casa, casas de banho muito grandes…). Se não tiverem muito espaço para viver, tornam-se apáticos e dificilmente se movem. Eles precisam de quantidades muito grandes de alimentos.
Peso: 7-11,5kg
Cor: cinzento-gigante alemão de ferro, cinzento-gigante alemão cinzento-escuro, gigante alemão selvagem (cinzento), coelho-gigante alemão, preto-gigante alemão, azul-gigante alemão, azul-gigante alemão, cinzento-gigante alemão, chinchila gigante alemã, amarelo-gigante alemão, RA gigante alemão branco.
Carácter: calmo, muito dócil e confiante.
Doenças: Os gigantes tendem a ser mais susceptíveis a doenças, e também a esperança de vida não é tão elevada como noutras raças (cerca de 4 anos). Contudo, há também gigantes que vivem até uma idade muito avançada (excepções). Os gigantes são propensos a doenças das articulações, uma proporção muito grande de gigantes sofre delas. São também propensos à formação rápida de pus (abcessos) e doenças cardíacas.
Coelhos borboleta gigantes
O padrão da raça é o mesmo que para os gigantes alemães, diferindo apenas na cor.
Caráter: dócil, muito calmo e confiante
Doenças: Baixa esperança de vida e bastante elevada susceptibilidade a doenças, problemas cardíacos, doenças articulares e abcessos (ver “Gigantes Alemães”). Além disso, a síndrome de megacólon é herdada através do padrão do pelo. Isto leva a perturbações digestivas crónicas, imunodeficiência e morte prematura em coelhos afectados. Apenas alguns coelhos satisfazem o padrão da raça com o seu mosqueado, pois a disposição mosqueada não pode ser criada. E
Carneiro alemão
O carneiro alemão é a maior raça, pesando mais de 5,5 kg (até 9 kg).
Carácter: os carneiros alemães são coelhos muito calmos e equilibrados.
Doenças: Os carneiros alemães têm doenças de raça semelhantes às dos gigantes alemães. Sofrem frequentemente de doenças articulares tais como osteoartrite ou espondilose. Também pode haver uma maior tendência para empurrar a formação e, devido à sua dimensão, têm muitas vezes de lutar contra as doenças cardíacas. A sua esperança de vida é geralmente mais curta do que a das raças pequenas, mas há excepções. Os carneiros alemães também sofrem muito frequentemente de infecções dos ouvidos (ver “Dwarf/Mini Lop/Belier rams” e problemas dos coelhos de carneiro).
Carneiros ingleses
Os carneiros ingleses têm orelhas muito compridas que se arrastam no chão. Apesar de serem consideradas uma raça de tortura absoluta, são incompreensivelmente classificadas na categoria II (criticamente em perigo) de acordo com a Lista Vermelha da Sociedade para a Preservação de Raças Antigas e Ameaçadas de Animais Domésticos. Na última década, a população na Alemanha duplicou, o que é ainda mais incompreensível.
Carácter: sensível, calmo, muito afectuoso para com os humanos.
Doenças: Os carneiros ingleses sofrem muito com a reprodução, as orelhas são muito propensas a lesões (ver fotos), o que os leva a não magoar as orelhas, é quase impossível. Os ouvidos de carneiro também causam infecções crónicas dos ouvidos, surdez ou perda de audição e um campo de visão limitado na maioria dos carneiros ingleses. A criação não deve ser apoiada em circunstância alguma. Com a compra de um tal animal, terá custos veterinários muito elevados, na ordem dos quatro dígitos, uma vez que podem ficar gravemente doentes uma e outra vez ao longo das suas vidas.
Mecklenburg Pinto
Os coelhos de Mecklenburg Pinto são reconhecidos como uma raça nas cores preto e branco, azul e branco, vermelho e branco, cinzento selvagem e cinzento escuro / cinzento ferro e branco.
Os Mecklenburgs são coelhos muito confiantes, inteligentes e calmos.
Carácter: muito mansas e confiantes.
Doenças: A síndrome do megacólon é transmitida através do padrão do pelo. Isto causa perturbações digestivas crónicas, imunodeficiência e morte precoce em coelhos afectados. Apenas alguns coelhos satisfazem o padrão da raça com o seu mosqueado, pois a disposição mosqueada não pode ser criada. No entanto, com uma boa criação (sem cruzamento de coelhos malhados, deve ser um sem manchas e um com manchas) são animais saudáveis e robustos.
Coelho borboleta gigante
Carácter: curioso, calmo, bem equilibrado
Peso: de 3,75 a 4,75 kg
Doenças: Em caso de acasalamento errado a síndrome do megacólon é herdada através do padrão do pelo. Isto causa perturbações digestivas crónicas, imunodeficiência e morte prematura nos coelhos afectados. Apenas alguns coelhos cumprem o padrão da raça com o seu mosqueado, porque a disposição mosqueada não pode ser reproduzida (todos os coelhos da fotografia não cumprem o padrão da raça).
Coelho Rex
Os coelhos Rex têm um pelo aveludado. Os pelos separam-se verticalmente do corpo, os pelos são mais curtos em comparação com um coelho pelado normal e não cobrem suficientemente o sub-pelo. Isto significa que já não oferecem protecção adequada contra diferentes tipos de tempo. Os coelhos Rex desenvolvem mais gordura no inverno em compensação e necessitam de um recinto predominantemente coberto para poderem manter-se ao ar livre.
Carácter: Os coelhos Rex tendem a ter um carácter bastante suave, embora todos os caracteres possíveis possam ser representados. Eles são muito inteligentes.
Doenças: Aumento da susceptibilidade a constipações devido à alteração da camada superior, que retém menos água (ver acima). Em habitações exteriores, grandes áreas têm de ser cobertas. Em casos raros, aumento do risco de lesões devido a uma orientação espacial mais deficiente devido à falta de pêlos tácteis fisiologicamente desenvolvidos. Os coelhos Rex são mais propensos a dermatites nos pés. Os coelhos Rex com vibrissae/bigots atrofiados são uma raça de “tortura”.
Neozelandês
Carácter: calmo, confortável, equilibrado, muitas vezes fofo, também adequado para crianças.
Peso: 4-5kg.
Doenças: Nenhuma predisposição conhecida para doenças típicas da raça.
Os bigodes, pêlos e pestanas dos coelhos Rex têm apenas metade do comprimento dos de outros coelhos e são também muito encaracolados, por vezes completamente ausentes em alguns animais. Isto priva os coelhos da possibilidade de orientação espacial.
Grande coelho chinchila
Carácter: paciente, calmo, bem equilibrado, confiante
Peso: aprox. 4,5 a 5,5 kg
Doenças: raça muito robusta, saudável, não predisposta a doenças.
Coelho prateado gigante
Carácter: equilibrado, calmo, geralmente bastante dócil, adequado para crianças.
Peso: 4,5-5,5kg
Doenças: nenhuma doença típica de raça conhecida
Vienense
Carácter: Equilibrado, calmo, geralmente bastante dócil, adequado para crianças.
Peso: 4,25 a 5,25 kg.
Cor: azul de Viena, cinzento-azul de Viena, preto de Viena, branco de Viena.
Doenças: Não se conhecem doenças típicas da raça.
Coelho do Alasca
Carácter: amigável, calmo, bem equilibrado, também adequado para crianças.
Peso: 3,25 a 4,00 kg
Doenças: Sem doenças típicas de raça, raça muito saudável e robusta.
Coelho de testa branca
Carácter: calmo, inquisitivo, bem equilibrado
Peso: de 3,50 a 4,25 kg
Cor: frentes brancas pretas, frentes brancas azuis, frentes brancas bronzeadas.
Doenças: nenhuma doença conhecida típica da raça, é uma raça muito saudável.
Carneiros Meissen
Os carneiros Meissen são uma raça rara.
Cor: Meißner carneiro preto, Meißner carneiro azul, Meißner carneiro bronze, Meißner carneiro amarelo, Meißner carneiro cinzento-acastanhado.
Peso: aprox. 4-5,5 kg
Carácter: calmo, equilibrado, confortável, torna-se frequentemente manso bastante rapidamente. O carácter tranquilo deve-se frequentemente ao facto de serem surdos ou duros de ouvido e sofrerem de dores causadas por infecções dos ouvidos (comportamento doloroso).
Doenças: Em geral, os coelhos de carneiro adoecem muito mais frequente e severamente do que os coelhos com orelhas flexíveis. Especialmente as infecções crónicas dos ouvidos e as doenças dentárias conduzem frequentemente a custos veterinários muito elevados ao longo da vida, especialmente na velhice. Para este tipo de raça, um seguro de saúde é muito importante.
Estes coelhos têm um campo de visão muito limitado.
Devido à forma dos seus ouvidos, não só a sua linguagem corporal é restrita (levantar os ouvidos, achatá-los, etc.), mas também a sua audição é parcialmente prejudicada. Além disso, os coelhos de carneiro não têm campo de visão devido às suas orelhas caídas. Os coelhos surdos são frequentemente encontrados entre os carneiros. Isto é devido a infecções (ocultas) dos ouvidos. A predisposição para infecções do ouvido externo e médio deve ser levada a sério e os ouvidos devem ser verificados regularmente. Devido ao estreitamento do canal auditivo, cerca de 80% dos carneiros desenvolvem infecções auditivas durante a sua vida. No entanto, raramente são diagnosticados e muitos carneiros sofrem de dores fortes durante anos. O tratamento é longo, caro e muitas vezes vitalício. As medidas preventivas podem reduzir o risco (cuidado com os ouvidos!).
Estudos demonstraram também que a doença dentária é mais comum em coelhos de carneiro (cerca de cinco vezes mais comum do que em coelhos com orelhas picadas), e está por vezes associada a tratamentos ao longo da vida, o que é demorado e dispendioso.
Os carneiros nascem com as orelhas em pé, as orelhas caem apenas no decurso do desenvolvimento. Os carneiros que ficam com orelhas que ficam de pé, ou se apenas uma orelha cai, são geralmente eutanasiados.
Coelho de Borgonha
Os borgonheses são frequentemente confundidos com os neozelandeses, mas têm uma estatura diferente.
Carácter: amigável, calmo, equilibrado, também adequado para crianças.
Peso: aprox. 3,75 – 5,25 kg.
Doenças: Nenhuma doença conhecida típica da raça, raça muito saudável.
Coelho de Prata Gigante Alemão
Carácter: calmo, carinhoso, manso, também adequado para crianças
Peso: 3,75-5,25kg
Cor: preto prateado grande alemão, azul prateado grande alemão, havana prateado grande alemão, amarelo prateado grande alemão, cinzento prateado grande alemão-castanho.
Doenças: Não se conhecem doenças típicas, raça muito saudável.
Coelho californiano
A raça teve origem com um coelho de abate da Califórnia a partir de um cruzamento entre um russo e um neozelandês.
Carácter: Amigável, equilibrado
Cores: preto e branco californiano, azul e branco californiano, bronzeado e branco californiano.
Peso: 3,5-5 kg
Doenças: Os coelhos californianos têm olhos vermelhos, por isso são muito sensíveis à luz solar e devem ser mantidos à sombra. Têm uma forte deficiência visual como os coelhos albinos. Além disso, as regiões de cabelo branco são sensíveis à luz solar, desenvolvem doenças de pele e ardem mais facilmente ao sol.
Coelhos de zibelina grandes
Carácter: Equilibrado, calmo, amigável.
Cores: castanho, azul
Peso: 3,5-5kg
Doenças: Nenhuma predisposição conhecida para as doenças, raça bastante saudável.
Coelho raposa
Carácter: calmo, equilibrado
Peso: 2,5-4kg
Cores: coelho raposa preto, coelho raposa azul, coelho raposa amarelo, coelho raposa chinchila, coelho raposa havana, coelho raposa tawny, coelho raposa branco olho vermelho, coelho raposa branco olho azul.
Doenças: Os coelhos raposa ainda pertencem às raças de pelo comprido de baixa manutenção, no entanto, alguns sofrem do seu pelo por não oferecer qualquer protecção contra diferentes tipos de tempo (falta o pelo superior). Por vezes, as fezes também ficam presas ao casaco. Os animais têm de suportar uma limpeza frequente, mesmo que não lhes agrade.
Japonês
Carácter: atrevido, curioso
Peso: 3,75 a 4,50 kg.
Doenças: Não se conhecem doenças típicas da raça.
Hotot branco
Peso: 3,5-5kg
Carácter: curioso, activo
Doenças: A síndrome do megacólon é transmitida através do padrão do pelo, se cruzado incorrectamente (dois coelhos com manchas).