80% dos alimentação de um coelho devem ser alimentos frescos com uma boa estrutura vegetal, cheios de nutrientes e água.
A comida tem de ter uma boa estrutura para que os dentes possam ser desgastados, crescem 1,4 milímetros por semana!
Todos os tipos de ervas selvagens ou ervas de cozinha, tais como aipo ou salsa, folhas de qualquer árvore de fruta, folhas selvagens ou folhas de vegetais como couve-flor desgastam os dentes. Porque têm fibras vegetais longas que têm de ser moídas com os dentes.
Os vegetais que não são de folha só podem ser dados numa quantidade muito pequena por dia, pois NÃO desgastam os dentes e como têm mais energia, os coelhos comem menos dos alimentos que desgastam os dentes.
A única forma de prevenir qualquer tipo de doença dentária nos nossos coelhos e desgastar os seus dentes ao mesmo ritmo em que crescem é fazê-los comer a maior quantidade possível de alimentos com fibra vegetal. Quanto mais comem, mais usam os seus dentes e mais os desgastam. Os dentes só se desgastam esfregando uns contra os outros à medida que moem os alimentos para os ingerir.
Se a comida é fresca, isto é, composta até 90% de água, há muito mais volume de comida e os coelhos comem automaticamente muito mais, por isso desgastam os dentes da melhor maneira possível, isto é, mastigando o máximo de tempo possível. Os coelhos adoram comer comida fresca, por isso comerão automaticamente muito e mastigarão mais.
Só assim os coelhos estarão bem hidratados. Sabia que os coelhos não têm quase nenhum músculo estomacal e, portanto, têm de comer pequenas quantidades de comida dia e noite para manter uma digestão activa? Como quase não têm músculos, os estômagos dos coelhos não podem trabalhar independentemente, e, por assim dizer, a nova comida tem de empurrar a comida velha para a digerir.
E precisamente devido à falta de músculos, a comida dos coelhos tem de ser fresca, pois é feita de água e pode ser transportada muito facilmente.
Quando a muda começa, ou seja, a mudança da pelagem, a comida fresca com bastante água impede a formação de bolas de pelo que não podem ser transportadas.
Quanto mais água um coelho consumir, melhor para a sua saúde, evitará todo o tipo de problemas de digestão, evitará pedras de todo o tipo porque quanto mais coelhos urinarem, mais eliminam cálcio e minerais, para não se acumularem no organismo.